Gupy: construindo o futuro do RH com Inteligência Artificial
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“Toda empresa precisa contratar pessoas”, diz Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy. “A contratação é o processo mais importante dos negócios e conhecemos as dores das empresas no Brasil.” Em um país com uma taxa de desemprego de 14% e um processo de contratação muitas vezes complicado, a Gupy, startup de RH, simplificou o recrutamento digitalmente, usando um conjunto de ferramentas avançadas de Inteligência Artificial para contratação e admissão, em uma plataforma de RH digital de ponta a ponta que conquistou clientes como a Renner, maior loja de departamentos do país; o Itaú, maior banco do Brasil; e a Ambev, uma das maiores empresas de bebidas da América do Sul.
A Gupy preencheu 480 mil vagas de emprego em 2021, graças à inteligência artificial. “Nosso algoritmo permite que as empresas passem por milhões de currículos e respondam a todos os candidatos”, diz Dias. “Isso nos permite combinar, classificar e recomendar candidatos para vagas, reduzindo o tempo de contratação em até 80%. Podemos facilmente provar o ROI da contratação através da Gupy.”
A mudança, impulsionada pela pandemia, para o trabalho remoto revigorou as perspectivas das quase 400 startups de tecnologia de RH no Brasil. Mas poucos despertaram a confiança dos investidores como a Gupy. Em janeiro, a HR Tech anunciou uma nova rodada de 93 milhões de dólares em financiamento (R$ 500 milhões), o maior investimento já feito, até aquele momento, em uma plataforma de RH na história da América Latina e o maior investimento em uma startup brasileira fundada por mulheres.
Com 600 funcionários em tempo integral e 100% de crescimento ano a ano, a Gupy agora tem 22,5 milhões de usuários em 2.300 empresas clientes. Isso inclui empresas que operam em outros nove países da América Latina, que usam a plataforma em espanhol e inglês, além de sua versão nativa em português.
Aproveitando a tecnologia para identificar, classificar e recomendar candidatos
Antes de empreender, ainda quando Dias trabalhava no RH de uma grande empresa, ela percebeu que havia uma oportunidade para tornar o processo de recrutamento mais inclusivo e eficiente a partir do uso de tecnologia. Ela imaginou a implementação de inteligência artificial (IA) para filtrar currículos e recomendar os melhores candidatos ao abrir vagas para criar um processo de contratação transparente, diverso e orientado por dados, ao mesmo tempo em que economizasse o tempo de candidatos e empresas.
Uma plataforma que pudesse ajudar a agilizar a contratação não apenas ajudaria as empresas a escalar rapidamente; tinha o potencial de contribuir para a recuperação econômica brasileira.
Ela trouxe sua colega Bruna Guimarães, agora COO da Gupy, e seu irmão Guilherme Dias, CMO da Gupy, para a ideia. O primeiro produto da Gupy, o Gupy Recrutamento e Seleção, incorpora inteligência artificial para entender informações de currículos e descrições de cargos. O algoritmo combina os candidatos com as vagas de emprego das empresas, depois os classifica e os recomenda às equipes de contratação, removendo horas de análise de inscrição do processo de contratação. O produto atualiza consistentemente seu processo de classificação; a IA considera todas as novas informações subjetivas e objetivas que recebe sobre os candidatos, como seu desempenho em avaliações e entrevistas, e aprende ao longo do tempo como refinar sua capacidade de selecionar, classificar e recomendar candidatos.
“De 2017 a 2019, 2020, os VCs finalmente perceberam que havia um universo gigantesco dentro dos recursos humanos e que o RH é uma parte relevante da estrutura de custos em todas as empresas”, diz Dias. “E não foi automatizado; não tinha muita tecnologia, então as empresas de tecnologia de RH começaram a crescer mais rápido. Muitas empresas surgiram e, embora a economia não estivesse crescendo ao longo desses anos, o ecossistema de tecnologia de RH fez vários avanços.”
Em 2015, os três co-fundadores deixaram seus empregos, alugaram um apartamento juntos para reduzir custos, venderam seus carros e colocaram todas as suas economias na startup. Dentro de um ano, eles conseguiram seus primeiros clientes e trouxeram seu quarto cofundador, Robson Ventura, CTO da Gupy. Eles construíram seu segundo produto, o Gupy Admissão, uma ferramenta de onboarding online que reduz a burocracia e agiliza o processo de seleção de benefícios, tornando-o totalmente online. O recurso mais valioso do Gupy Admissão é a validação de documentos: todos os documentos de um novo funcionário podem ser enviados online para a empresa, e a IA da Gupy os valida automaticamente. A equipe de RH não precisa verificar sua precisão. O Gupy Admissão também alerta os novos funcionários quando precisam preencher a documentação de integração e se alguma documentação estiver faltando ou incompleta.
Em seguida, a Gupy adquiriu a startup de educação corporativa Niduu para expandir seu alcance desde a contratação e integração até o desenvolvimento profissional. Dias disse que a aquisição ajudará as empresas a desenvolver as habilidades de seus funcionários mais rapidamente e também tem o potencial de treinar uma diversa nova geração de funcionários, particularmente necessários no setor de tecnologia. Niduu cria cursos personalizados de treinamento de funcionários com texto, vídeo e atividades gamificadas. Mais recentemente, a Gupy adquiriu seu maior concorrente no setor de recrutamento, Kenoby, para reforçar suas ofertas.
Em julho de 2021, a Gupy lançou uma solução gratuita de diversidade que visa ajudar as empresas brasileiras a contratar funcionários diversos. Os candidatos podem se identificar como sub-representados, e os recrutadores podem selecionar membros de diversos grupos e também determinar de quais canais os candidatos estão vindo.
“Acreditamos que ter um emprego é um direito fundamental de todos e queremos que seja uma realidade”, afirma Dias. “Das mais de 500 empresas que começaram a usar a Solução de Diversidade da Gupy, no primeiro mês vimos um aumento de 55% na contratação de grupos sub-representados. Após quatro meses, esse percentual subiu para 72%.”
Durante a pandemia, quando as empresas passaram para a contratação 100% digital, os serviços automatizados de recursos humanos no Brasil se expandiram.
“Acelerou um monte de coisas para nós”, diz Dias. “Em meio à pandemia, levantamos R$ 40 milhões [quase 8 milhões de dólares] em investimento, que aplicamos para acelerar o lançamento de um produto que permitiria que o processo de onboarding também fosse 100% online. Um empreendedor precisa estar atento ao mercado e à economia, mas também estar ciente de que há oportunidades nesses momentos de marés estranhas e escassez.”
A orientação e os produtos do Google melhoram a eficiência e ajudam a explorar novas áreas
Em 2017, a equipe de cinco membros da Gupy ingressou na segunda turma do Google for Startups Residency, um programa de workshops, mentoria personalizada e espaço de trabalho dedicado no Google for Startups Campus. As startups selecionadas se conectam com colegas e recebem ajuda e suporte de Googlers para construir seus negócios. Dias achou a experiência tão valiosa que Gupy acabou ficando para a terceira classe também – embora sua equipe tenha crescido rapidamente e ficado maior que o espaço disponível para ela no prédio, passando de seis pessoas para 60 em apenas alguns meses.
“Quando entramos no Programa de Residência, tínhamos entre 10 e 15 clientes”, diz Dias. “Saímos do programa com mais de 50, incluindo grandes clientes como Ambev, Embraer e Renner. Crescemos muito com o Google. Foi como um selo de aprovação.”
Mentores do Google e a organização parceira de longa data do Google for Startups, Communitech, levaram Dias e Ventura para visitar um centro de desenvolvimento de IA do Google no Canadá para conhecer fundadores de startups de todo o mundo, aprender como o Google opera globalmente e receber orientação do Google em ferramentas como o Google Cloud e inteligência artificial. Esse suporte individual ajudou Dias e Ventura a reorganizar alguns processos de produtos.
“Foi incrível e nos ajudou a reestruturar muitas coisas em nosso produto”, diz Dias. “Quando voltamos, mudamos nossa plataforma significativamente.”
Em 2021, a Gupy participou do Google for Startups Accelerator, no Brasil, como parte de uma turma formada por startups lideradas por mulheres. Durante o programa, eles construíram um MVP de validação de documentos para aumentar a tração de seu produto Gupy Admissão. A ideia era fazer com que a IA extraísse o texto e validasse as informações nos campos do formulário de admissão, bem como avaliasse os documentos de acordo com seu tipo (por exemplo, verificando se um documento que foi carregado como CNPJ é realmente um CNPJ). Os mentores do Google sugeriram novas ferramentas tecnológicas para atingir metas específicas para o produto da Gupy, incluindo o AutoML, uma ferramenta do Google para ajudar a criar modelos com mais rapidez e facilidade. Ao construir seu próprio modelo para substituir as soluções existentes de validação de documentos prontas para uso, a Gupy conseguiu economizar 98,7% em seus custos gerais de processamento de imagem. Estes mentores também ensinaram à equipe da Gupy técnicas para melhorar a precisão, identificando quais partes dos documentos tinham as informações necessárias e deram dicas sobre como distribuir modelos aos clientes mais rapidamente usando o Google Cloud. A Gupy já é referência nacional em processamento e compreensão de texto com IA, e os mentores do Google também ajudaram a equipe a dominar o processamento de imagens.
Como resultado da incorporação dessas novas ferramentas tecnológicas, a Gupy ganhou velocidade de desenvolvimento, principalmente ao usar machine learning com imagens. A ferramenta de validação interna da Gupy tornou-se 99% mais econômica, o tempo de treinamento diminuiu 60%, o processamento de imagens diminuiu 98,7% e o número de datapoints usados aumentou de cerca de 3.500 imagens para 15.000. A entrega de novos produtos foi realizada dois meses mais cedo, de setembro a julho.
“Temos uma equipe de machine learning incrivelmente capaz, especializada em texto, mas estamos abrindo uma nova frente em imagem”, refletiu Bianca Ximenes, líder de IA da Gupy, após o encerramento do programa. “Conseguimos desenvolver novos conhecimentos e obter resultados muito mais rápidos, graças às sessões de mentoria do Google for Startups Accelerator. O Google nos colocando em contato com esses tipos de líderes fez uma diferença gigantesca”.
Nesse ponto, com o suporte do Google e produtos sólidos, a Gupy conseguiu chegar a grandes empresas, como Hapvida, BMW, Grendene e Cimed para conquistá-los como clientes.
O que vem a seguir para a Gupy e o recrutamento online
A visão de Dias para o futuro do trabalho é que ele centralize candidatos e funcionários e seja focado em dados.
“Os processos de recrutamento serão muito mais focados na experiência do candidato, não nos recrutadores”, diz ela. “O que importa é a jornada do candidato. O futuro do trabalho, na minha opinião, também é focado em dados. Há muito a ser visto na progressão salarial e nas promoções que têm a ver com dados e desempenho.”
Dias diz que as pessoas estão trabalhando para mais empresas em suas carreiras, e as descrições de cargos e responsabilidades estão evoluindo rapidamente. Mais do que nunca, os departamentos de RH precisam de recursos como a Gupy para acompanhar e continuar contratando pessoas com as habilidades certas para cada função disponível.
Criando uma força de trabalho mais diversificada (e orientada por dados)
De olho na inovação contínua em seu setor, Dias também está focada em sustentar a cultura saudável de sua empresa e uma equipe forte em um ambiente de alto crescimento. Assim como a Solução de Diversidade da Gupy visa ajudar mais empresas no Brasil a contratar equipes mais diversas, a empresa está focada em diversidade, equidade e inclusão internamente. As mulheres representam 50% da empresa em todos os níveis, e a empresa lançou um Manifesto de Diversidade que explicita o compromisso da Gupy com a diversidade interna e externamente.
Guilherme Dias cita pesquisas da Deloitte e McKinsey, que demonstram como a diversidade beneficia as empresas. “Ambientes mais diversos impactam a inovação, desenvolvimento de produtos, serviços e processos”, diz ele.
A diversidade sempre foi importante para Dias, e uma sessão de mentoria com Mariana Macário, que liderava as iniciativas de Diversidade e Inclusão para o Google Brasil na época, a inspirou a ser mais intencional sobre a diversidade na Gupy.
“Ela disse: ‘Vocês se consideram muito inclusivos e, no entanto, não falam sobre isso. Se você não se comunicar intencionalmente sobre isso, não há conversa, não há evolução. Não é apenas aceitação; é promover um ambiente verdadeiramente inclusivo '', diz Dias. “A partir dessa conversa, mudamos as coisas, desde a forma como contratamos, até o fomento de grupos dentro da empresa, para atuar ativamente na diversidade, equidade e inclusão. Temos muito espaço para melhorar, mas estou orgulhosa de onde estamos. A Gupy é 50% mulher. Toda empresa precisa ser diversificada porque as pessoas vêm de diferentes origens e trazem perspectivas diferentes, o que nos ajuda a ser mais produtivos, mais eficientes e mais inclusivos. O Google realmente abriu nossos olhos para isso.”